Como definimos a fé? tema (Testemunho)

Nós iremos falar sobre a fé salvífica, mas é sempre bom lembrar que existem dois grupos de fé, a fé natural e a fé salvadora ou salvífica.

Fé natural.

A fé natural refere-se à certeza que o homem tem das coisas que acontecem no seu dia-a-dia. Nós sabemos que precisamos trabalhar, seguir uma ordem que obedece as leis que regem as nossas vidas, em fim, todas as coisas reais que estão a nossa volta.

Fé salvadora.

A fé salvadora, da qual nós iremos abordar nesse tema, é aquela depositamos em Jesus. É quando cremos que podemos ser salvos pelo seu amor e sua misericórdia.

“Olhando firmemente para Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual pelo gozo que lhe estava proposto suportou a cruz.” (Hebreus 12: 2)

Jesus Cristo é o consumador da nossa fé, aquele que realizou todos os atos para que fosse possível a existência da nossa fé. A nossa fé salvífica não é produzida por nós mesmos, isso é um dom de Deus.

“Por que pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.” (Efésios 2: 8)

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não vêem.” (Hebreus 11: 1)


Acreditar naquilo que não vemos, talvez seja o grande passo para uma mudança na nossa vida, uma revolução em todos os sentidos, seja profissional, financeira, familiar e principalmente na sua vida espiritual.

“Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele” (Hebreus 10: 38)

Deus sabe o quanto somos frágeis quando se trata de vivermos pela fé. Talvez assim entendamos melhor quando a palavra diz que o justo viverá pela fé. Não que sejamos totalmente justos, porque a Bíblia diz que não há um justo se quer (Romanos 3: 10). Mas Deus justifica a nossa fé, pois conhece a sinceridade do coração de cada um. (Romanos 8: 30)

Quem dera que tivéssemos pelo menos um pouco da fé de Abraão. Nosso patriarca atendeu o chamado de Deus para sair de sua terra, para ir a uma outra terra que o SENHOR ainda iria mostrar. (Gênesis 12: 1)

Ou se fossemos iguais a Davi que acreditando que Deus lhe daria a vitória, enfrentou e matou o gigante Golias com apenas uma pedra. (1 Samuel 17: 49)

É fato que grandes homens de Deus também vacilaram e não creram totalmente no SENHOR, mas não podemos negar que eram homens extremamente corajosos e queridos por Deus.

A grande questão em nossas vidas é que precisamos descobrir a nossa capacidade de superarmos um grande desafio por meio da fé.

"Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus." (Salmos 20: 7)

Jesus costumava falar por parábolas, então eu entendo que quando Ele disse que se nós tivéssemos fé do tamanho de um grão de areia, diríamos ao monte: “Ergue-te e lança-te no mar, e se não duvidássemos em nosso coração, mas crermos que se fará aquilo que diz, tudo o que disser será feito.” (Marcos 11: 23)

Isso na verdade serve para uma grande reflexão em nossas vidas, então temos que ter autoridade para expulsar o “monte” de nossas vidas. Esse monte pode ser o pecado que habita em nós, ou pode ser uma situação difícil, uma barreira que parece intransponível, ou até mesmo um laço de morte que o inimigo preparou em nossas vidas.

Agora eu quero relatar algo que aconteceu comigo. Em um momento da minha vida quando nossa família estava passando por um momento difícil porque minha mãe estava na U.T.I com apenas 10% de vida, em coma, num quadro realmente desanimador até para os médicos, e muitos já não acreditavam que ela poderia sobreviver.

Mas no meu coração existia a certeza que tudo iria dar certo! E de onde vinha essa certeza? Vinha do compromisso que eu tinha feito com Deus alguns dias antes, pois eu tinha aceitado Jesus como meu único Salvador e Senhor da minha vida.

Você pode estar aí pensado...(?) É só uma pessoa aceitar Jesus que começa as provas! Ou deve ter ouvido algum desavisado falar isso não é verdade?

Veja bem! Essas coisas já iriam acontecer. Não passava de uma tentativa daquele que veio para matar roubar e destruir, uma tentativa que foi frustrada pela a intercessão direta de Deus. Pois ali começava uma nova etapa pra mim e para minha família.

Ás vezes eu fico pensando e se eu não tivesse aceitado Jesus o que seria da minha vida? Eu lembro que alguns dias antes de tudo isso acontecer um missionário fez o apelo para minha mãe o aceitasse. E ela disse que talvez um outro dia.

E você deve estar ai pensando. E se eu passar por tudo isso e a minha fé for pouca, o que eu vou fazer?

A palavra de Deus diz:

“De sorte que a fé é pelo ouvir, e ouvir pela palavra de Deus.” (Romanos 10: 17)

E quando isso acontece?

Quando vamos aos cultos, prestamos atenção nas pregações nos louvores, nos testemunhos e quando lemos a Bíblia, pois ela é a palavra de Deus, então, quando você a lê entendemos que Deus está falando conosco, certo?

“Seja-vos feito segundo a vossa fé.” (Mateus 9: 29)

“E disse-lhe: Levante-te e vai; a tua fé te salvou.” (Lucas 17: 19)

“E ele disse: Tem bom ânimo filha, a tua fé te salvou; vai em paz.”(Lucas 8: 48)

Quando a fé é confrontada.

“Más Gideão lhe respondeu: Ai, senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo isso nos sobreveio? E que é feito de todas as maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito?” (Juízes 6: 13)

“E, se assim fazes comigo, mata-me, eu to peço, se tenho achado graça aos teus olhos; e não me deixes ver o meu mal.” (Números 11: 5)

“Não te deixarei ir, se não me abençoares.” (Gênesis 32: 26)

O sofrimento provoca a reação instantânea, em alguns pode ser de total desespero, mas para outros pode ser o da fé. Essa situação produz efeitos imediatos, quando a nossa fé é colocada em ação resulta em obras, que pode muitas vezes ser usada em nosso favor ou na intercessão, seja de uma pessoa querida ou de um novo convertido.

Homens de fé, verdadeiros heróis também passaram por aflições, o caso de Gideão, Moisés, e Jacó me fizeram lembrar de uma situação que eu havia passado, e eu disse: O SENHOR não pode deixar minha mãe morrer agora, eu aceitei Jesus há poucos dias e ela ainda não tem salvação!

A partir desse momento eu comecei a entender muita coisa. Hoje eu sei que Deus conhece os corações, e é claro que Ele sabe a maneira correta de resgatar uma pessoa, a impressão que eu tenho e quero deixar isso bem claro, pois é a minha opinião.

É que Deus por muitas vezes queria me resgatar, mas eu nunca abria um espaço, e então o inimigo estava se armando contra nós, e Deus permitiu algumas coisas acontecerem, para que eu pudesse “acordar”.

Eu me lembro que o missionário me disse que a minha fé seria provada, e que era pra mim começar ir à igreja, na verdade não foi ele, era Deus usando-o para orientar-me. Depois que havia acontecido esses fatos, eu o questionei sobre esse assunto e ele me disse que não lembrava disso!

Agora as coisas ficaram muito mais claras para mim, por mais que você seja um pecador, é claro que Deus não quer seu sofrimento. Ele se alegra quando você se arrepende do caminho errado que andava.

Más a passagem mais importante foi depois que cheguei em casa após ter ido em culto abençoado, Deus falou comigo em um sonho que na verdade eu considero uma visão, Ele disse para que eu não me preocupasse pois já havia salvado minha mãe, que era para eu agradece-lo.

Minha mãe ainda estava na U.T.I mas eu tomei posse daquilo que Deus havia dito e cri com muita intensidade naquela promessa.

“No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para te declarar. Porque és mui amado; toma pois, bem sentido nas palavras e entende a visão.” (Daniel 9: 23)

Se esse foi o caminho correto que Deus encontrou para me converter, assim Ele o fez, com toda sua autoridade onisciência e onipotência, pois Ele sonda os corações e esquadrinha nosso pensamento.

Agora estou eu aqui, agradecendo e trabalhando para encher o reino de Deus de almas, pois como está escrito no livro do profeta Isaías “E direis, naquele dia: Daí graças ao SENHOR invocai o seu nome, tornai manifestos os seus feitos entre os povos e contai quão excelso é o seu nome” (Is 12: 4)

“Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.” (Tiago 2: 17-18)

Ah! Enquanto a minha mãe, você sabe qual foi a primeira coisa que ela fez quando saiu do hospital?

Não precisa nem responder né!

“Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Ninguém que nele crê será confundido.” (Romanos 10: 9-11)

Amém!!!

Ed Cláudio M. Cruz

0 comentários:

Postar um comentário

As mais lidas

Notícias Gospel

Gospel+

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias

Widget gerado por Gospel Prime