Os anjos podem nos proteger?

A palavra “anjo” significa mensageiro, eles foram criados para servirem e louvarem a Deus. Estão em submissão a Cristo e são superiores aos seres humanos, habitam no céu, não se casam, nunca morreram e podem aparecer em forma humana (geralmente como moços sem asas) alegram-se quando um pecador se arrepende e conduzem os salvos ao céu.

“Não são, porventura, todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação.” (Hebreus 1: 14)

“Aconteceu que o mendigo morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado.” (Lucas 16.22)

Eles vivem ao nosso redor, em luta espiritual com as hostes demoníacas, e às vezes, podem tomar formas de seres humanos quando querem nos revelar algo.

“Não vos esqueçais da hospitalidade, porque, por ela alguns, não sabendo, hospedaram anjos.” (Hebreus 13: 2)

Existem anjos bons e anjos maus, embora todos fossem criados bons, mas alguns participaram da rebelião feita por Satanás, e foram castigados por Deus.

“Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o Juízo.” (2 Pedro 2: 4)

Existe anjo da guarda?

Entendemos que em nossa volta existem não apenas um anjo, mais sim, um exército celestial, os anjos recebem ordem direta de Deus para entregar nossas bênçãos e nos dar livramento.

“Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia, em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras.” (Daniel 10: 12)

A partir do momento que nós começamos a orar, tem inicio uma grande movimentação celestial em nosso favor.

“Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.” (Salmo 91: 11)

Os anjos nos ajudam passar por provações, castigam os inimigos de Deus, observam o comportamento dos cristãos, são portadores das mensagens de Deus e estarão presentes no julgamento da raça humana.

“E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do Homem o confessará diante dos anjos de Deus. Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus.” (Lucas 12: 8-9)

Os anjos assistindo a Jesus.

Predisseram o Seu nascimento (Lucas 1: 26-33).
Anunciaram o Seu nascimento (Lucas 2: 13).
Protegeram a criança (Mateus 2: 13).
Fortaleceram a Cristo depois da tentação (Mateus 4: 11).
Estavam preparados para defendê-lo (Mateus 26: 53).

Hierarquia dos anjos.

Os anjos estão divididos em diferentes categorias:

Arcanjos, serafins, querubins, e miríades, as Escrituras revelam apenas dois nomes, Miguel e Gabriel, sendo Miguel chamado de arcanjo (anjo principal). Serafins e querubins que são anjos com autoridade e domínio e as miríades que são espíritos angelicais.

“Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava.” (Isaías 6: 2)

"Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!" (Judas 1: 9)

“E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida.” (Gênesis 3.24)

Vários são os exemplos que temos na Bíblia, mas vamos citar apenas alguns, que com certeza já são suficientes para termos uma idéia do exército que está a nosso favor.

“Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará a luz um filho, e lhe porás o nome de João.” (João 1: 13)

“Disse, então, Zacarias ao anjo: Como saberei isso? Pois eu já sou velho, e minha mulher, avançada de idade. E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas.” (Lucas 1: 18-19)

Zacarias era pai de João Batista e marido de Isabel que era parente de Maria a mãe de Jesus, provavelmente eram primas. Zacarias a muito pedia um filho pra Deus e depois de idade avançada já tinha desistido, foi então que Deus atendeu sua oração e mesmo assim ele duvidou e provou a o SENHOR sendo então castigado... (leia mais e saiba qual foi o castigo, e entenda como foi a vinda de João Batista, aquele que batizou Jesus no rio Jordão.) (Lucas cap: 1)

“E apareceu-lhe o Anjo do SENHOR em uma chama de fogo, no meio de uma sarça ; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.” (Êxodo 3: 2)

E também agir diretamente quando o povo de Deus está em perigo.

“Então, saiu o Anjo do SENHOR e feriu, no arraial dos assírios, a cento e oitenta mil; e, quando se levantaram pela manhã cedo, eis que tudo eram corpos mortos.” (Isaías 37: 36)

Ou também alguma repreensão.

“Então, o SENHOR abriu os olhos a Balaão, e ele viu o Anjo do SENHOR, que estava no caminho, e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça e prostrou-se sobre a sua face.” (Números 22: 31)

*Ainda é algo misterioso quando se fala no Anjo do SENHOR, a identidade do Anjo do SENHOR tem sido debatida, especialmente pelo modo como ele se dirige às pessoas, em algumas passagens o Anjo SENHOR era o próprio Deus.

Ou dar um livramento como foi no caso de Ló.

“E ao amanhecer, os anjos apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade.” (Gênesis 18: 15)

Más o nosso inimigo se levanta pra tentar impedir, como tentou fazer com o profeta Daniel.

“Mas o príncipe do reino da Pérsia (anjo satânico) se pôs defronte de mim vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.” (Daniel 10: 13)

Se o profeta Daniel teve que esperar vinte e um dias para receber a benção, imagina então algumas pessoas?

Isso é uma prova que devemos estar em constante comunhão com Deus, orando e vigiando. Os anjos de Deus se aproximam de nós quando estamos em constante oração nos livrando assim das astutas cidadãs do inimigo.

“Amados, se o nosso coração nos não condena, temos confiança para com Deus; e qualquer coisa que lhe pedirmos dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é agradável à sua vista.” (1 João 3: 21-22)

“Se eu atender a iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá.” (Salmo 66: 18)

Porque não devemos adorar Anjos?

Essa idéia de que Anjos são criancinhas buchexudinhas e de cabelos encaracolados e asas, devem ficar somente na mente daqueles que ignoram a palavra de Deus e as Escrituras Sagradas, fazendo quadros que servem somente para satisfazer seu prazer e alguns interesses religiosos.

Adorar a anjos ou santos e padroeiros que já morreram, clamando para eles rogarem por você é o mesmo que invalidar o sacrifício de Jesus na cruz.
Pense bem nisso! Deus já tem um mediador que é Jesus, e não precisa de outros, e nós também não precisamos de mediadores para chegarmos a Jesus, se precisássemos, com certeza, Deus ou o próprio Jesus nos teria dito.

“Ninguém vos domine a seu bel-prazer, com pretexto de humildade e culto de anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão.” (Colossenses 2: 18)

Conclusão:

Com certeza, além de nos proteger, os anjos ainda pelejam por nós em uma guerra espiritual. É sempre bom lembrar que se uma terça parte dos anjos de Deus se unira a Satanás e participaram da rebelião, porém, dois terços deles permaneceram com Deus, então, tudo indica que para cada demônio que existe, temos dois anjos guerreando por nós.

"Bendizei ao SENHOR, todos os seus anjos, magníficos em poder, que cumpris as suas ordens, obedecendo à voz de sua palavra.” (Salmo 103: 20)

Ed Cláudio M. Cruz

0 comentários:

Postar um comentário

As mais lidas

Notícias Gospel

Gospel+

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias

Widget gerado por Gospel Prime