Por que tantas pessoas resistem a palavra de Deus?

 

A desobediência e o amor pelo pecado, e o mau testemunho são fatores decisivos na vida de uma pessoa, foi assim desde o começo dos tempos e continuará assim, porque Satanás não desiste de influenciar as pessoas.

“Nos quais o deus (Satanás) deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”. (2 Corintios 4: 4)

Vamos ver duas classes de pessoas, os humildes e os soberbos, enquanto os humildes que temem a Deus e resistem às investidas do nosso adversário, de outro lado os soberbos se distanciam cada vez mais do Senhor e caem na sua própria altivez.

Acontece que muitas pessoas querem Deus, entendem que Ele é o criador de tudo e de todos, desde a prostituta ao bandido mais perigoso sabem que Deus existe.
 

Mas porque essas pessoas não conseguem largar os seus maus caminhos?

Desde o começo da humanidade o ser humano quer andar sozinho, essa autoconfiança gera uma soberba e arrogância que resulta em desobediência e o afasta de Deus, abrindo então espaço para o nosso adversário tomar conta da sua vida e o colocando como escravo do pecado, Deus então fica impedido de trabalhar em sua vida.


“Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes”. (Tiago 4: 6b)

Soberba: Soberba é o sentimento negativo caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando-as em manifestações ostensivas de arrogância, por vezes sem fundamento algum em fatos ou variáveis reais.

Humildade: Humildade vem do Latim humus que significa "filhos da terra". Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas...

De certa forma, nós também somos iguais. Por desobediência, brincamos com as coisas de Deus e nos deixamos levar pelas coisas do mundo. Sofremos uma grande atração pelas coisas do mundo, e o mundo vai aos prendendo cada vez com correntes mais grossas em troncos mais fortes.


"Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência." (Efésios 5:6)

“..Nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência”; (Efésios 2:2)

Um exemplo de desobediência:

O livro de Gênesis 19:17, um anjo enviado do Senhor diz a Ló:

“Livra-te, salva a tua vida; não olhes para trás, nem pares em toda a campina; foge para o monte, para que não pereças ....Então, fez o SENHOR chover enxofre e fogo, da parte do SENHOR, sobre Sodoma e Gomorra. E subverteu aquelas cidades, e toda a campina, e todos os moradores das cidades, e o que nascia na terra. E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal.” (Gênesis 19.24-26).

Ora, aí se enquadram duas situações muito delicadas: a falta de temor e a desobediência da mulher de Ló. Ela olhou para trás, viu as chamas e a lama que ficou pra trás, mas não foi capaz de prosseguir com sua família.

A Bíblia não relata exatamente o que se passou no coração daquela mulher para que ela desobedecesse ao pedido de um anjo de Deus. Uma coisa, porém, fica fácil de concluir: talvez ela estivesse apegada às coisas materiais e não quisesse deixar os seus bens para trás. Triste fim da mulher de Ló. Acabou ficando também para trás.

Nos dias de hoje, também podemos pegar a lição dessa mulher como exemplo e aprender muito. Não se pode avançar enquanto o coração estiver preso a alguma coisa.


Aquela mulher não soube valorizar o “novo” de Deus em sua vida. Ela não pensou em nenhum momento que o lugar para onde Deus estava levando a sua família era um lugar de livramento.

Muitas pessoas tanto homens quanto mulheres hoje agem assim como a mulher de Ló. Deus está livrando de uma situação embaraçosa ou até mesmo de um perigo e ela insiste naquele ponto, contra a vontade de Deus.

Em todas as situações de nossa vida devemos estar em vigilância, seja na família na sociedade, no nosso trabalho, nas finanças e até mesmo dentro da igreja, estar atento à voz de Deus é fundamental para sabermos em quais caminhos devemos andar.

Um exemplo de arrogância:


BABEL: (segundo Aurélio) confusão de vozes ou línguas.
Desordem, confusão, balbúrdia. Em Hebraico Porta de Deus.


Ora, toda a terra tinha uma só língua e um só idioma.
Deslocando-se os homens para o Oriente, acharam um vale na terra de Sinar, e ali habitaram.
Disseram uns aos outros: Eia pois, façamos tijolos, e queimemo-los bem.
Os tijolos lhes serviram de pedras e o betume por cal.
Disseram mais: edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo cume toque no céu e façamo-nos, um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.

Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam e disse: eis que o povo é um e todos têm uma só língua; e isto é o que começam a fazer, agora não haverá restrição para tudo o que eles intentarem a fazer.
Desçamos e confundamos ali a sua linguagem para que não entenda um a língua do outro.

Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.
Por isso se chamou o seu nome “BABEL” porquanto ali confundiu o Senhor a linguagem de toda a terra, e dali o Senhor os espalhou sobre a face de toda a terra.” (Gênesis 11: 1-9)


Os homens começaram a se achar iguais a Deus e a Torre de Babel era para chegar até Ele. Deus como castigo fez com que ninguém mais se entendesse formando um verdadeiro caos, ninguém se entendia mais e não falavam a mesma língua.

Como nos dias de hoje muitas pessoas depositam sua confiança no dinheiro e na posição social, se tornando arrogantes, soberbos e presunçosos, esquecendo de Deus desprezando os caminhos do Senhor, e caindo em suas próprias armadilhas.

"A soberba precede à ruína; e o orgulho, à queda." (Prov 16,18)

Qual o efeito do mau testemunho na sociedade?

Sem alongar a resposta podemos dizer que é simplesmente devastador.

O mau testemunho pode afastar alguém de Deus quando esse está querendo uma aproximação para um entendimento melhor.

Pode servir de pretexto para a pessoa não ir à igreja, pois não quer ser comparado com determinadas pessoas. Portanto, ao irmãos que queiram fazer parte de uma congregação que sejam fiel a Deus, e não de maus exemplos!


"Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votes e não pagues." (Eclesiastes 5: 4-5)

Como uma pessoa pode pregar o evangelho para alguém, se ele mesmo não é cumpridor de suas obrigações?

Quando uma pessoa que está em processo de conversão, e está ouvindo falar das coisas de Deus, ela fica atenta a tudo e a todos que estão em sua volta, então, pessoas arrogantes e soberbas “convencidas” e não convertidas acabam causando um estrago tremendo no grande projeto de evangelização que Jesus deixou para nós fazermos.

Sim! Para nós mesmos... Pra mim pra você, pra quem está em sua volta. Quando Jesus disse ide por todo mundo e pregai o evangelho, em Marcos 16: 15, Ele (Jesus) não estava se referindo simplesmente aos apóstolos, mas em todo aquele que crer.

Como deve se comportar aquele que já recebeu os ensinamentos da palavra de Deus?

“Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.” (Mt 5.14-16)

Não podemos simplesmente reter para nós aquilo que Deus nos tem feito, mas antes fazer manifesto a todo mundo, multiplicando a palavra de Deus com amor, e simplicidade, dando bom testemunho a todos que estão em sua volta.

“E direis, naquele dia: Daí graças ao SENHOR, invocai o seu nome, tornai manifestos os seus feitos entre os povos e contai quão grandioso é o seu nome.” (Isaías 12: 4)

A essência desta resposta está em nosso objetivo, no nosso alvo. Nós não precisamos olhar a vida de outras pessoas que se dizem cristãos, nós precisamos sim, é abrir nossos olhos e buscar a paz, a nossa salvação, e da nossa família, e ainda, pregar o evangelho para aqueles que estão precisando ouvir a palavra de Deus.
 

As pessoas não podem cometer os mesmo erros que outros cometem, se algumas pessoas não dão um bom testemunho é um problema delas, se você dar muito valor a isso e resisstir a palavra de Deus, aí já passa a ser um problema seu.

A igreja está cheia de pessoas de todos os tipos, pense bem, se fossem perfeitas não estariam lá! Nós somos barro na mão do oleiro, Deus não concerta, Ele quebra e nos faz de novo!

Mas nós vamos falar sobre esse assunto, em uma outra pegunta:

Qual a importância de ir à igreja? (já está postada)

Na carta do apóstolo Paulo aos Filipenses, ele escreve da seguinte maneira:

“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante,
prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.
Pelo que todos quantos somos perfeitos tenhamos este sentimento; e, se sentis alguma coisa de modo diverso, Deus também vo-lo revelará.
Mas, naquela medida de perfeição a que já chegamos, nela prossigamos.
Irmãos, sede meus imitadores, e atentai para aqueles que andam conforme o exemplo que tendes em nós;
porque muitos há, dos quais repetidas vezes vos disse, e agora vos digo até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo;
cujo fim é a perdição; cujo deus é o ventre; e cuja glória assenta no que é vergonhoso; os quais só cuidam das coisas terrenas.
Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
que transformará o corpo da nossa humilhação, para ser conforme ao corpo da sua glória, segundo o seu eficaz poder de até sujeitar a si todas as coisas.”


Atenção especial em algumas partes.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam... prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.

Veja bem, a partir do momento que você esta em Cristo tudo o que está em sua volta não tem sentido, não temos que preocuparmos com as outras pessoas, com que elas fazem ou deixa de fazer, ou muito menos com que elas falam.

Qual é o seu alvo, Jesus Cristo, ou uma sociedade corrompida com valores distorcidos, que envergonha o sacrifício que Jesus fez por nós?

Mas, naquela medida de perfeição a que já chegamos, nela prossigamos...

Retroceder diante da palavra de Deus, é o mesmo que cair em um abismo.
É o que acontece com aqueles tentam enganar a Deus.


"Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim”.
(Marcos 7: 6)


A Deus ninguém engana, com aparência então, muito menos!

Religiosidade em excesso, fé e dignidade quase nada!

Porque muitos há, dos quais repetidas vezes vos disse, e agora vos digo até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo; cujo fim é a perdição; cujo deus é o ventre; e cuja glória assenta no que é vergonhoso; os quais só cuidam das coisas terrenas.
Muito, mas muitos mesmos, não vivem o que pregam, está aí o tamanho do abismo que essas pessoas criaram, se perderam em seus desejos e suas ambições, invalidando o sacrifício de Jesus.

Paulo relata esta passagem com profunda tristeza em seu coração.

Ed Cláudio M. Cruz

1 comentários:

Domingos disse...

Clique aqui e receba uma palavra de Deus ao seu coração!

Postar um comentário

As mais lidas

Notícias Gospel

Gospel+

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias

Widget gerado por Gospel Prime