Qual é o poder da oração?

A oração nada mais é do que a nossa conversa com Deus, é uma espécie de relacionamento que os cristãos têm com o Pai. Digamos que seja um relacionamento mais estreito.

Na Bíblia nós temos uma vasta coleção de fatos que marcaram seu tempo, e ainda, nos ajuda até hoje a compreender a obra redentora de Jesus em nossas vidas.

No Antigo Testamento, homens de Deus nos mostraram que a oração pode muito em seus efeitos, conquistaram por meio da fé grandes vitórias nas suas vidas e de seu povo. Vamos ver alguns exemplos:

“Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e meteu o seu rosto entre os joelhos. E disse ao seu moço: Sobe agora e olha para a banda do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então, disse ele: Torna lá sete vezes. E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então, disse ele: Sobe e diz a Acabe: Aparelha o teu carro e desce, para que a chuva não te apanhe. E sucedeu que, entretanto, os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva; e Acabe subiu ao carro e foi para Jezreel.” (1 Reis 42b-45)

O apóstolo Tiago escreve que Elias era homem comum, ou seja, nós também somos comuns, estamos sujeitos a todo tipo de provação, a diferença está no nosso relacionamento com Deus. Elias era um homem de profunda comunhão, então, podemos entender que o SENHOR está disposto a nos ouvir também. Só depende de nós!

“Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva e produziu o seu fruto.” (Tiago 5 :16-18)

“Naqueles dias, adoeceu Ezequias de morte; e o profeta Isaías, filho de Amós, veio a ele e disse: Assim diz o SENHOR: Ordena a tua casa, porque morrerás e não viverás. Então, virou o rosto a parede e orou ao SENHOR, dizendo: Ah! SENHOR! Sê servido de te lembrar de que andei diante de ti em verdade e com o coração perfeito e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo.
Sucedeu, pois, que, não havendo Isaías ainda saído do meio do pátio, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo;
Volta e dize a Ezequias, chefe do meu povo: Assim diz o SENHOR, Deus de Davi, teu pai; Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à Casa do SENHOR. E acrescentarei aos teus dias 15 anos e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e ampararei esta cidade por amor de mim e por amor a Davi, meu servo.” (2 Reis 20: 1-6)

Naquele tempo o profeta Elias e o rei Ezequias não tinham Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, as orações eram feitas diretas a Jeová, o SENHOR dos Exércitos, o nosso Deus Criador. O homem pelo seu pecado, era separado de Deus, mas com a morte e ressurreição de Jesus, o inimigo foi derrotado e envergonhado, e nossos pecados levados com Jesus na cruz do calvário deixando conosco um novo concerto, uma nova aliança.

O que podemos entender é que o plano de Deus na nossa vida depende muito de como nos comportamos. Existe uma conexão entre nossas orações e o plano de Deus para conosco, muitas vezes o plano do SENHOR pode mudar em nossas vidas mediante a uma oração, como foi no caso do rei Ezequias.
E hoje o Novo Testamento nos ensina que as nossas orações devem ser feitas em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, a quem devemos toda honra e toda glória!

“E, quando vós estáveis mortos nos pecados e na incircunsição da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando todas vossas ofensas, havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contraria, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestade, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.” (Colossenses 2: 12-15)

Cristo nos ensinou a pedir em seu nome.

“Até agora, nada pediste em meu nome; pedis e recebereis, para que a vossa alegria se cumpra.” (João 16: 24)

“Disse-lhes Jesus: Por isso, vos digo que tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis e te-lô-eis.” (Marcos 11: 24)

Mas nós temos que pedir com fé, justificar o nome de Jesus, não é simplesmente orar como se tivesse murmurando, a oração tem que ter ênfase, ou seja, NO NOME DE JESUS!

EU ORO!

EU CREIO!

EU DETERMINO!

EU TOMO POSSE!

O NOME DE JESUS nos purifica de todo mal, de toda opressão, nos livra da seta do diabo.

Pedro e João subiam juntos ao templo para orar, e era trazido um varão que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham a porta do templo para pedir esmolas aos que entravam.
Quando ele viu os homens de Deus entrando no templo pediu que lhe dessem esmolas.

“E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós”. E olhou para eles, esperando receber alguma coisa. E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou.
EM NOME DE JESUS CRISTO, o Nazareno, levanta-te e anda.
E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e tornozelos se firmaram. E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. E todo povo o viu andar e louvar a Deus.” (Atos 3: 4-9)

O poder de Jesus Cristo foi operado por meio dos apóstolos, o próprio Jesus disse a todos aqueles que crêem iriam fazer as mesmas obras que Ele.

“E estes sinais seguirão ao que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.” (Marcos 18: 17-18)

Por que algumas pessoas gostam de orar no monte?

Jesus orou no monte algumas vezes (Mateus 14: 2, 26: 36, Marcos 6: 46, Lucas 5: 16, 9: 28)

A oração no monte não deve substituir a oração da igreja, a oração em nossa casa, em fim, nós devemos orar sempre quando sentirmos vontade e em qualquer lugar. A oração pode ser em pé, sentadas, ajoelhadas, acamadas, de mãos levantadas ao céu.

“Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando as mãos santas, sem ira nem contenda.” (1Timóteo 2: 8)

Pode ser em silêncio ou em voz alta, o importante que a oração seja sincera, muitas pessoas gostam de orar no monte por se sentir mais a vontade, colocam algum propósito nas mãos de Deus, ali ele pode orar em voz um pouco mais alta, já que algumas igrejas não são de costume tal prática. É importante lembrar que Deus não é Deus de confusão, se não de paz, e tudo aquilo que nós fazermos que seja em nome de Jesus.

“Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (1 Tessalonicenses 5: 18)

Conclusão: A Bíblia diz para nós orarmos sem cessar (1 Tessalonicenses 5: 17), pois, somente assim, teremos a confiança de que seremos alcançados pela graça de Deus. Não quer dizer que não virão provações e dias difíceis, mas a certeza é que Jesus passará essas lutas junto de nós.


Ed Cláudio M. Cruz

3 comentários:

Anônimo disse...

Estive aqui neste site pela primeira vez, procurando algo que dirimisse a minha dúvida quanto ao Perdão. Gostei do que vi e li. Muito Obrigado, e que Deus esteja com todos nós. Amém.

Anônimo disse...

amem adorei!!!

Biah Moraes disse...

Primeira vez que visito esse site e amei o senhor me tocou de uma forma sobrenatural estou afastada a 2 meses da igreja por causa do meu namorado q saiu antes de mim me afastei por causa dele e pude perceber que esse relacionamento não irá dar certo então deus me revelou que isso que o Diabo estava usando o meu namorado para me tirar dos caminhos do senhor ao ler essas postagens acima pude perceber q deus não quer que eu esteja longe da presença dele então peço que orem por mim Terminei o namoro que sei que não era da vontade de Deus e estou voltando pro reino do senhor.... Chamem no whats por favor (11) 95235-4165

Postar um comentário

As mais lidas

Notícias Gospel

Gospel+

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias

Widget gerado por Gospel Prime