Quem é nosso inimigo, de onde ele veio, e como fazemos para vencê-lo?

“E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão; e batalhavam o dragão e os seus anjos, mas não prevaleceram; nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele”. (Apocalipse 12: 7-9)

“E disse-lhes Jesus: Eu via Satanás, como um raio cair do céu.” (Lucas 10: 18)

Sim, por incrível que pareça ele veio do céu, a principio criado como anjo ele não se conteve, e tentou tomar o lugar de Deus. Lúcifer era seu nome (anjo de luz), liderou uma rebelião contra Deus, e foi expulso do céu, nessa rebelião Satanás (agora como é chamado) conseguiu trazer consigo uma terça parte do anjos do céu, que agora estão com ele.

Não estamos falando de um ser somente diabólico e mau, mas sim um ser espiritual e inteligente dotado de muita astúcia, que não desiste nunca e que nos vigia dia e noite esperando apenas por um erro, ou algum deslize nosso, e ainda com uma hierarquia entre seus exércitos, ou seja; demônios com funções delimitadas e propósitos bem definidos pelo seu chefe que é Satanás.


Como o inimigo ataca?


Simplesmente te influenciando, lembremos de algo muito importante, nós fomos criados a imagem e semelhança de Deus, então é natural que somos o principal alvo de Satanás, ou você achou que ele iria se dar por derrotado assim tão fácil?
Ele começa agindo suavemente em seu pensamento, transformando seu comportamento, mudando seus valores, veja o que o mestre diz:


“O que sai do homem, isso é que contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios. Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.” (Marcos 7: 20-23)


No livro de Tiago, o discípulo nos alerta da seguinte maneira:


“Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo e ele fugirá de vós.” (Tiago 4: 7)


A estratégia dele é minar o seu território, primeiramente, tentar interromper seus sonhos, seus projetos, frustrando todas as suas expectativas, fazendo você se afastar de Deus, e com isso perdendo o temor do Senhor, então o que parecia totalmente mal e errado aos seus olhos, já não parece mais.Ele te engana, foi assim desde o começo, nunca se firmou na verdade e é considerado o pai da mentira. (João 8 : 44)

Agora eu pergunto algo. Você crer que em sua volta há um mundo espiritual, onde é travada uma batalha gigantesca entre o bem e o mal?
A Bíblia nos diz isso, então amigo, estamos diante de uma tremenda luta espiritual, onde se nós não nos revestirmos das armaduras de Deus, seremos presas fáceis!


“Revesti-vos de toda armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”. ( Efésios 6: 11-12)


“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las , porque se discerne espiritualmente.” (1 Corintios 2: 14)


O império do mal é constituído por Satanás, o inimigo, diabo, ou acusador, e pelos demônios que formam a tropa do inimigo no mundo inteiro. Os demônios obedecem cegamente às ordens do diabo, que atuam organizadamente dentro dos padrões da hierarquia satânica.Então se o nosso inimigo possui inteligência, é claro que ele conhece seus pontos fracos, suas vontades, seus atos, ele estuda minuciosamente seu comportamento.


O reino de Satanás.


Principados - O apóstolo Paulo usou o vocábulo para esclarecer acerca de grande poder demoníaco que impera nas regiões elevadas. (Romanos 8.38-39; Efésios 6.12) São seres espirituais que dirigem e supervisionam determinadas regiões e governam sobre as potestades e outras categorias de demônios. Eles sempre estão acompanhados das legiões espirituais imundas. É preciso atentar para o fato de que o vocábulo é igualmente usado para indicar também anjos bons a serviço de Deus. (Colosenses 1.16; 2.10,15; Efésios 3.10)


Potestades - São demônios que trabalham de acordo com os principados e a expressão vem de “poderes das trevas”. A atividade das potestades é cobrir regiões, cidades, e até países podendo ocupar a mente das pessoas influentes, famosas, governantes, líderes, etc.


Príncipes dominadores - São terríveis demônios que dominam, controlam, governam, impondo a vontade diabólica sobre as pessoas. Eles atuam no reino espiritual invisível, e os resultados ocorrem no reino material humano, visível.
(2 Coríntios 4.4)


Fortalezas - São padrões de condutas construídas e solidificadas nos pensamentos pela atuação dos demônios. A mente, que é o lugar de comando, a sede da alma, fica bloqueada, travada e prisioneira dos poderes satânicos. Os demônios, após construírem a fortaleza na mente, atacam o campo emocional, impondo também, controle total sobre a vontade. (2 Coríntios 10.4)


Serpentes e escorpiões - Os demônios aparecem neste texto simbolizado como animais que atuam no mundo espiritual, atacando, envenenando, trazendo destruição e morte. (Isaías 27. Um; Lucas 10.19)


Diante de um verdadeiro arsenal como este, chega a dar calafrios.
Mas se lhe for perguntado qual é o maior inimigo do homem?


Obviamente que você deve ter pensado... Satanás.


E se eu te disser que o maior inimigo da humanidade é a própria ignorância.Que o afasta de Deus, e desvia aqueles que já conhecem Jesus.


Todos aqueles que subestimam a Satanás e seu exército, e brincam com coisas sérias, tratando a palavra de Deus com negligência, esses, tem como seu maior inimigo a sua própria ignorância, que, infelizmente com certeza irá destruir a sua vida.


“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos”.
(Oséias 4: 6-7)


O que precisamos fazer para vencê-lo?


A nossa vitória vem de Jesus, o apóstolo Paulo escrevendo uma carta a Tessalônica diz assim: “Ele nos confortará e guardará do maligno”.


Esta é a nossa confiança, não existe outro caminho, todas as coisas estão debaixo de sua mão, nenhum ataque será feito pelo o inimigo sem a sua permissão, até o inferno treme quando escuta o nome de Jesus.

“E tenho as chaves da morte e do inferno” (Apocalipse 1: 18b)

Nós iremos abordar esse assunto nos próximos dias, falar de Jesus é muito lindo e especial.


Conclusão: Finalizo esse assunto com uma reflexão.
Você sabe qual é o cúmulo da burrice?


Conhecer Jesus e ir para o inferno!!!




Ed Cláudio M. Cruz

3 comentários:

Unknown disse...

Parabéns muito bom

Unknown disse...

Parabéns muito bom

Anônimo disse...

MUITO BÓM ESSE ESTUDO , E TAMBEM UMA ALERTA NAO SO PRA NÓS MAS TAMBÉM PARA OS GOVERNANTES DESTE PAÍS , PORQUE QUANDO JESUS FOI TENTADO POR SATANAS, EM UMA DAS VEZES , O SATANAS LHE OFEREÇE O DOMÍNIO DESTE MUNDO, O MUNDO JAS NO PODER DO INIQUO... MUITO BÓM,.. DEUS SEJA LOUVADO...

Postar um comentário

As mais lidas

Notícias Gospel

Gospel+

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias

Widget gerado por Gospel Prime