Para onde eu vou depois que morrer?


“...e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.” (Eclesiaste 12: 7)

Considerando que, de acordo com Eclesiastes 12: 7, “... o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu”, todas as pessoas, sem distinção, salvas ou perdidas, ficam sob o controle de Deus (Mt 10: 28). Contudo, no caso dos salvos, não ficam apenas sob o controle divino; quedam-se aos cuidados do Todo-Poderoso e são levados ao Paraíso, no Céu (Fp 1: 23; 2 Co 5: 8; 1 Pe 3: 22). Quanto aos ímpios, vão para o Hades (gr. hades e hb. sheol), um lugar de tormentos (Ef 4: 8-10; Sl 139: 8; Pv 15: 24).

“Para o sábio, o caminho da vida é para cima, para que ele se desvie do inferno que está embaixo.” (Provérbios 15: 24)

Os salvos em Cristo, portanto, estão no Paraíso, no Terceiro Céu, uma ante-sala do lugar de gozo pleno (Lc 23: 43; 2 Co 12: 1-4). Trata-se de um lugar onde os salvos se encontram na condição espírito+alma, isto é, o “homem interior” (2 Co 4: 16). No caso desses mortos em Cristo, o seu “homem interior” encontra-se em um estado intermediário, aguardando o Arrebatamento da Igreja. Naquele grande Dia, os salvos, que aguardam no Paraíso, se unirão aos seus corpos, na terra (1 Ts 4: 16-17). E, na condição espírito+alma+corpo, ingressarão no Céu final, definitivo.

“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” (1 Tessalonicenses 4: 16-17)

Em 1 Tessalonicenses 3: 13 está escrito: “que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, com todos os seus santos”. Essa passagem mostra que os santos de todas as épocas virão com Cristo, no Arrebatamento. Em outras palavras, o “homem interior” (espírito+alma) deles se juntará aos seus corpos, na terra, para a ressurreição, num abrir e fechar de olhos (1 Co 15: 51-52).

“Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” (1 Coríntios 15: 51-52)

Apesar de os mortos em Cristo se encontrarem na presença de Deus, ainda não foram transformados. Isso só acontecerá na ressurreição (1 Co 15: 51). Seu estado é similar ao daqueles mártires que morrerão na Grande Tribulação, mencionados em Apocalipse 6: 9-11. Esta passagem e a de Lucas 16: 25 indicam que, no Paraíso, os salvos são consolados, repousam, estão conscientes e se lembram do que aconteceu na terra (cf. Ap 14: 13). Contudo, após o Arrebatamento, estarão — no sentido pleno — “sempre com o Senhor” (1 Ts 4: 17).

Nos tempos do Antigo Testamento, Paraíso e Hades ficavam na mesma região; eram separados por um abismo intransponível (Lc 16: 19-31). Quando Jesus morreu, desceu em espírito a essa região e transportou de lá os salvos para o Terceiro Céu — para entender essa transição claramente, faz-se necessário estudar Mateus 16: 18, Lucas 23: 43, Efésios 4: 8-9 e 2 Coríntios 12: 1-4, nessa ordem. Quanto aos ímpios, permanecem numa espécie de ante-sala do Inferno final, o Hades, que não deixa de ser “um inferno”, um lugar de tormentos (Lc 16: 23).

“E, no Hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão e Lázaro, no seu seio. E, clamando, disse: Abraão, meu pai, tem misericórdia de mim e manda a Lázaro que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.” (Lucas 16: 23-24)

Quanto aos testemunhos de pessoas que pensam ter sido arrebatadas ao Céu e ao Inferno, é preciso ter cuidado, pois a Palavra de Deus é clara ao dizer que a glória futura ainda “... há de ser revelada” (Rm 8: 18, grifo meu; 1 Pe 5: 1; Dt 29: 29). E o Senhor não contraria a sua Palavra.

“As coisas encobertas são para o SENHOR, nosso Deus; porém as reveladas são para nós e para nossos filhos, paea sempre, para cumprirmos todas as palavras desta lei.” (Deuteronômio 29: 29)

Texto do pastor Ciro Sanches Ziborni

Conclusão: Analisei esse texto, e pude comprovar à luz da Bíblia como ele realmente nos transmite uma clareza que não deixa dúvida sobre esse assunto. É um assunto um tanto quanto delicado, pois existem religiões que discordam sobre alguns pontos de vistas. Podemos entender então, que não existe purgatório, que os mortos apesar de estarem conscientes, não podem interceder a favor dos vivos e muito menos ouve as orações do que aqui estão. Eu sempre estudo muito antes de publicar algo, isso tem feito com que eu aprendesse muito sobre a palavra de Deus, eu respeito todas as opiniões e todas as religiões, mas este é meu ponto de vista e creio que o da maioria das pessoas que estudam a palavra de Deus.

“Os vivos, os vivos, esses te louvarão, como hoje eu faço...” (Isaías 38: 19)

“...Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos.” (Mateus 22: 32b)

Ed Cláudio M. Cruz

11 comentários:

Unknown disse...

Parabéns, é exatamente isto que a Bíblia diz, elucidou de uma forma que nunca tinha visto antes este assunto tão polemico... espero que muitas pessoas tenham lido esta questão no seu blog...

Gersio Oliveira

malachi ben Yoel disse...

ler salmos 115:15-16 e Salmos 37:9"Porque os malfeitores serão exterminados,mas os que esperam no Senhor possuirão a terra"
salmos 37:29"os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre'
Salmos 37:11"Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz"
Mateus 5:5"Bem-aventurados os mansos,porque herdarão a terra"
Apocalipse 5:10"e para nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes e reinarão sobre a terra"outras passagens e explicações se encontram no site www.israelitas.com.br entrem no site,estudos,o arrebatamento :a verdade sobre seus objetivos e o estudo ninguém vai morar no céu,shalom(paz)

Anônimo disse...

Quando se fala em terra, é a terra prometida, o Céu! Não é essa a terra que atualmente você vive.

malachi ben Yoel disse...

shalom alechem(a paz seja convosco),vamos analisar então, por exemplo quando D-us tirou o seu povo do Egito qual era a terra prometida? R:Era a terra de Israel(terra que emana leite e mel) e não o céu.Outro exemplo D-us fez o homem do que?e colocou ele aonde no princípio? R:Da terra e na terra. Outro exemplo por que os homens construíram a torre de Babel?e o que D-us fez?Para fazer celebre os seus nomes e para chegar aos céus ,D-us não se agradou pois D-us deu a Terra pro o homem e não o céu.Outro exemplo no salmo 122 fala da amada Jerusalém onde subiam as tribos de Israel e onde está os tronos da casa de Davi e quem lá sentará? Jesus(Yeshua)e seus discípulos(os discípulos após a sua ressurreição)ler Mateus 19:27-28,Lucas 1:32"Este será grande e será chamado filho do Altíssimo;D-us,O SENHOR,lhe dará o trono de Davi,seu pai"veja o trono de Davi está em Jerusalém terrena como fala no salmo e lá e que Jesus e seus discípulos iram reinar sobre judeus e gentios obedientes aos mandamentos.,Lucas 22:29-30,Atos 2:30"Sendo,pois,profeta e sabendo que D-us lhe havia jurado que um dos seus descendentes se assentaria no seu trono"então vejam trono de Davi na terra pois o rei Davi reinou em Jerusalém.,Mateus 5:3,5"Bem-aventurados os humildes de espírito deles é o reino do céu","Bem-aventurados os mansos,porque herdarão a terra"vejam quando fala reino dos céus não quer dizer que será no céu e sim que quando Jesus estiver reinando ele estará fazendo a vontade de D-us por isso reino do céus pois é a vontade de D-us sendo comprida.,Apocalipse 21:1-4 vejam no final dos mil anos o próprio D-us descerá(trazendo as moradas que estão escritas lá em João 14) e habitará com o homem na terra.,e para encerra o único que subiu aos céus foi Jesus para interrogar como sumo-sacerdote e pelo seu sangue como sacrifício ele descerá em breve para restaurar o mundo e salvar o seu povo Israel João 3:13,shalom lekulam

Andre disse...

E a rua de ouro meu amigo. Aqui não tem rua de ouro. A bíblia fala: “Para o sábio, o caminho da vida é para cima, para que ele se desvie do inferno que está embaixo.” (Provérbios 15: 24)
São apenas dos sentidos de terra, mais não quer dizer a mesma coisa, até pq para ir a terra prometida eh Preciso morrer e os personagens da bíblia não estão ou estavam mortos

fabricio disse...

muito bom mesmo tou aprendeno muito

malachi ben Yoel disse...

shalom(paz)então senhor andre,aqui não tem ainda ruas de ouro,mas vai ter,o reino de Jesus(Yeshua)vai ser aqui na terra durante mil anos,e depois dos mil anos o próprio D-us virá habitar aqui na terra leia Apocalipse 20:1-22:21,ali conta como será a primeira ressurreição onde os justos que estão mortos são revividos e reinam com Jesus e com os judeus que sobreviverem a guerra do armagedon,depois no final dos mil anos o inimigo e os ímpios são destruídos no lago de fogo após a segunda ressurreição,a terra após mil anos estará totalmente restaurada,então a nova Jerusalém de ouro com ruas de ouro e pedras preciosas desce juntamente com as moradas celestiais descritas em João 14,então D-us recebe o mundo perfeito restaurado por um homem Jesus(Yeshua),assim como D-us entregou o mundo perfeito a Adão assim Jesus devolve no mesmo estado de perfeição,ler 1 Coríntios 15:20-28,esse negocio de ir morar no céu é uma furada e uma mentira,lá em Gênesis os homens queriam ir contra D-us e habitar nos céus,D-us destruiu esta ideia Gênesis 11:1-9, e o único homem que subiu aos céus foi Jesus o qual em breve descerá para reinar sobre o mundo,como nos pedimos na oração do Pai nosso Mateus 6:10"..venha o teu reino..."ou seja o reino vem a nós e não nós aos céus.
João 3:13"Ora,ninguém subiu ao céu,senão aquele que de lá desceu,a saber,o filho do homem(que está no céu)."veja somente Jesus subiu aos céus e este de lá vai descer e reinar aqui na terra,que por culpa dos homens está impurificada,mas Jesus irá purifica-lá juntamente com os santos revividos,graças a D-us.
Agora quanto a Provérbios 15:24 o sábio o caminho é pra cima no sentido de estar em contado constante com D-us ,assim como Jesus falou ajuntai tesouros diante de D-us...
e os ímpios o caminho é somente os bens materiais que levaram as pessoas para a sepultura(inferno)sem nada,ou seja para de baixo da terra...
veja no novo testamento fala reino dos céus e não no céu,Jesus vai reinar no trono de Davi seu ascendente e o trono de Davi está na Jerusalém Terrena ,ou seja,o reino será aqui na terra Lucas 1:31-32,Salmos 122.
A bíblia garante o reinado aqui na terra,no sentido de terra mesmo,lembrando os personagens bíblicos com exceção de Jesus estão todos mortos esperando a primeira ressurreição Apocalipse 20:4-6,Hebreus 11:1-40 vamos ler verso 13"Todos estes morreram na fé(ou seja Abel,Enoque,Noé,Abraão,Isaque e Jacó),sem ter obtido as promessas(pois estão mortos e ainda não ressuscitaram).saiu as promessas;vendo-as ,porém,de longe,e saudando-as ,e confessando que eram estrangeiros e peregrinos na terra".
Lá em Lucas 20:38 D-us sabe os que hão de ressuscitar e para ele todos estão vivos...Tenho muitas outras citações que provam o reino aqui na terra,mas para mais informações e estudos sinceros entre em WWW.israelitas.com.br e lá veja os estudo ninguém vai morar no céu,o arrebatamento e seus objetivos,o trono de Davi,entre outros estudos,shalom alechem(paz seja convosco)!!!

Anônimo disse...

Muito bom o estudo,Deus seja em tudo louvado!

Anônimo disse...

Devemos cuidar de nossa preciosa alma,pois só há dois caminhos,um para perdição eterna e outro para o gozo eterno!Jesus é o caminho a verdade e a vida.

guiratingamt... disse...

Para mim, pouco importa onde será, isto é discutir "sexo dos anjos"... Só me importa que seja ao lado do meu DEUS triúno! Vocês não imaginam o quanto me entristece perceber que, depois de uma elucidação tão nítida como aquela publicada acima, sempre tem alguém desejoso de semear contenda! A Palavra já nos alerta que "Se alguém quer ser contencioso, nem nós nem as igrejas de Deus temos tal costume"... Não lerei a resposta a este meu humilde comentário e também não farei a tréplica, só não me contive e postei aqui o meu desabafo... Deus abençoe este site de tão grande utilidade e nos abençoe a todos nós outros também! Fiquem na Paz do Senhor, amados!

Rádio Madson disse...

Não entendi, como o céu será aqui na terra?
Em Mateus 14:2 diz; Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.

Bom eu entendi que Jesus disse que vai preparar lugar, ele não disse voltarei para preparar lugar. Me responda por favor pois estou aprendendo.

Postar um comentário

As mais lidas

Notícias Gospel

Gospel+

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias

Widget gerado por Gospel Prime